30 de nov. de 2012

As 8 melhores perguntas numa entrevista de emprego e como se preparar para elas


Se preparar para uma entrevista de emprego pode ser muito complicado, especialmente quando os recrutadores estão desenvolvendo novas questões a cada dia. Confira quais são as 8 melhores perguntas e saiba como respondê-las


Existe uma lista de perguntas capaz de mostrar aos gerentes de contratação se você é ou não o candidato certo para aquela vaga.
Grande parte dos recrutadores gosta de afirmar que “a arte da entrevista de emprego” evoluiu. Embora esses processos seletivos estejam apoiados nas mesmas bases há diversos anos, agora os entrevistadores e empregadores buscam aprofundar os conhecimentos a respeito do candidato, especialmente questões relacionadas ao fato de o interessado estar ou não alinhado com a cultura e os valores da empresa.
Por isso existe uma lista de perguntas capaz de mostrar aos gerentes de contratação se você é ou não o candidato certo para aquela vaga. Confira quais são essas perguntas e como se preparar para elas:
  
1. “O que desperta o seu interesse nesta companhia?”
Empregadores esperam que você tenha um conhecimento geral sobre a empresa. Portanto, adiante-se um passo e pesquise a companhia antes de ir para a entrevista. Escolha alguns adjetivos que descrevem a organização e alinhe esses detalhes com os seus próprios valores. Se você não se sente capaz alinhar os seus valores com os da empresa, o recrutador também não irá.

2. “Fale sobre você mesmo”
Quatro simples palavras que podem ser absolutamente assustadoras. No entanto, essa “não questão” permite que o empregador aprenda mais sobre a sua personalidade e o seu contexto. Prepare um pequeno discurso, de apenas alguns minutos, que destaque quais são as suas principais conquistas e os seus próximos objetivos.

3. “Quais são as suas melhores habilidades?”
Faça mais do que apenas identificar essas habilidades, pense em alguns adjetivos que descrevam como você é o candidato ideal baseando-se no seu conhecimento sobre a vaga em particular.

4. “Quais habilidades específicas você já usou que se relacionam com o cargo?”
Os recrutadores já têm uma ideia do tipo de habilidades que você possui baseando-se no seu currículo. Tente identificar os desafios da companhia e adapte a sua resposta baseando-se na sua própria experiência para oferecer soluções.

5. “O que você aprendeu no seu último emprego?”
Ao mesmo tempo em que é importante lembrar ao recrutador as habilidades que se destacam em você, não é possível deixar de lado tudo o que você aprendeu com os desafios anteriores e, mais que isso, como eles podem ajudá-lo no futuro. No entanto, certifique-se de que assuntos desagradáveis ou mesmo críticas a outras empresas serão deixadas de lado.

6. “Por que você quer deixar o seu emprego atual?”
Não importa o que está motivando você a sair do seu atual emprego, seja um salário maior, um chefe melhor ou mesmo mais proximidade com a sua casa, ser muito específico sobre essa pergunta pode acabar prejudicando você. Ao invés disso, discuta os aspectos positivos que procura no próximo passo da sua carreira.

7. “Quais são os seus pontos fracos?”
Seja honesto. Diga a verdade, mas quando for questionado a respeito dessas falhas, é sempre melhor tentar transformá-las em coisas positivas. Por exemplo, se você se demora em alguns projetos porque é perfeccionista, explique isso e inclua que você é extremamente detalhista.

8. Perguntas inesperadas
Ninguém pode prever o inesperado. Então quando as perguntas chegam a um grau menos compreensível, como, por exemplo, “estou pensando em um número entre um e 100”, como você responderia? 
Na verdade esse tipo de questão tem mais a intenção de descobrir como você lida com desafios do que com uma resposta concreta. No caso específico dessa questão, você pode resolver com uma série de outras questões, como “o número é menor que 50?”; “ele é divisível por 5?”; “tem algum significado relacionado com a empresa?” e o recrutador vai entender o seu padrão de pensamento.


Fonte: Universia Brasil
Imagem: Shutterstock.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário