26 de nov. de 2012

4 tipos de currículos para conquistar os recrutadores

Os recrutadores dedicam, em média, 10 segundos por candidato. Aprenda a criar um currículo capaz de capturar a atenção deles nesse curto período de tempo

Se você procura um trabalho e está mandando currículos, tenha em mente que os recrutadores passam pouco tempo prestando atenção no seu currículo. Além disso, é essencial que você tenha um bom CV, apropriado à posição que você procura e à sua personalidade. Por isso, confira 4 tipos de currículos para conquistar os recrutadores:

1. Vídeo-currículo
Apresentar-se com um vídeo permite demonstrar que você é capaz de resumir em pouco tempo a sua vida de trabalho. Você só precisa de uma webcam e um microfone. Entretanto, esse modelo ainda não é muito utilizado pelos profissionais brasileiros. No entanto tome cuidado para não fazer um vídeo muito longo, porque os recrutadores não dedicam muito tempo aos currículos de seus candidatos.
Vantagens do vídeo-currículo: além de mostrar suas habilidades de síntese, ele destaca suas qualidades de expressão verbal e corporal e é uma ferramenta efetiva de auto-promoção.

2. Currículo infográfico
Outra forma de vender o seu perfil é por meio de infográficos que destaquem suas habilidades e experiências. Sites como www.visualcv.com oferecem esta opinião. No entanto, quanto mais profissional, melhor. Portanto, é recomendável que você não fique só usando esses sites e contrate um designer para fazer seu CV.
Vantagens do currículo infográfico: permite apresentar dados de forma concreta e visualmente mais atrativa. Além disso, é uma forma instantânea que garante que o recrutador saberá tudo o que precisa sobre você.

3. Currículo funcional
Este modelo serve para destacar as habilidades e conquistas obtidas ao longo da sua vida profissional. É mais flexível para organizar a informação e sua redação se foca em temas.
Vantagens do currículo funcional: é bom para quem muda bastante de empregos, para os estagiários ou quem esteve fora do mercado por tempo porque não requer ordem cronológica.
A maior desvantagem deste tipo CV é também sua vantagem: a falta de cronologia. O recrutador provavelmente terá dúvidas de quando foi que aquelas conquistas aconteceram. O currículo conta o que, mas não quando. Pode abrir espaço para o analisador pensar que você está desatualizado porque não quer mencionar datas.

4. Combinação perfeita
A combinação perfeita é a junção da cronologia com o currículo funcional.
Vantangens do currículo funcional cronológico: permite que você inclua as suas experiências por área e data. É também um dos preferidos dos recrutadores porque dá oferece uma visão mais completa do candidato.
Entretanto, é necessário que sua cronologia não seja decepcionante. Quem muda muito de emprego ou quem deixou de trabalhar por um tempo terá que flexibilizar essas datas ou optar pela 3ª opção de CV.

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário