12 de jul. de 2011

Simetria promove debate sobre a Legislação do Jovem Aprendiz


Nesta terça-feira a Simetria, em parceria com o Pólo Empresarial da Pavuna (Pep) realizou o 3º RH Café. O tema debatido foi “Legislação sobre Jovem Aprendiz – Como Criar na Organização um Programa de Sucesso”.
Cerca de 40 pessoas, entre gerentes de RH, psicólogos e pedagogos, compareceram à palestra, ministrada pelo Gestor da Associação de Ensino Social Profissionalizante (ESPRO), Marco Antonio Ferreira, que há quatro anos assessora organizações na implantação / gestão de Programa de Aprendizagem, segundo a Lei Federal 10.097 de 2000.


Marco falou sobre a Lei Federal 10.097,que diz respeito aos direitos do jovem aprendiz. Entre os assuntos, ele abordou o objetivo da lei da aprendizagem, que empresas precisam contratar aprendizes, o que o aprendiz pode e não pode fazer, além da questão das cotas. Segundo ele, a lei determina que empresas de médio e grande porte disponibilizem vagas para jovens aprendizes (de 5% a 15%).


A psicóloga e gerente de Recrutamento e Seleção da SulAmérica Seguros, Sônia Norões, foi uma das convidadas da ESPRO para falar sobre o sucesso do programa na organização. De acordo com Sônia, as dificuldades existem, mas o retorno é gratificante.

“O Adolescente do Seguro, como denominamos o programa jovem aprendiz da nossa empresa, tem rendido bons frutos tanto para a SulAmérica, quanto para esses jovens. Procuramos integrar, coordenar e orientar todos os que participam. Tem sido um sucesso. Nós contamos com a Espro sempre pra nos auxiliar”, disse.

No final do evento o Grupo Ocupações Poéticas do Alemão (OPA), fez uma intervenção poética, entoando canções e declamando poesias. O grupo, liderado por Luciano Frigeri, tem como premissa disseminar a arte, através de uma ocupação pacífica de territórios.


O Coordenador de Eventos e Relacionamento Corporativo da Simetria, Antoniel Bastos, apresentou o grupo e falou um pouco do trabalho que desenvolvem. Além de explicar a importância de eventos como o RH Café.
“A Simetria, junto com o Pep, tem entendido o quão importante é desenvolver ações como essas. Estarmos aqui reunidos, discutindo questões como cotas para pessoas com deficiência, cotas para jovem aprendiz é agregador para todos. Teremos outros eventos e contamos com a presença de todos, sempre”, afirmou.

Muitas empresas compareceram ao 3º RH Café, entre elas, Lóreal, Leader Magazine, Fabrimar, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário