21 de jun. de 2011

Simetria RH participa do 2º Café Grupo Pep RH


Na manhã desta terça-feira aconteceu o 2º Café Grupo Pep RH. O tema do evento, realizado em parceria entre o Pólo Empresarial da Pavuna (Pep) e a Simetria – terceirizados e temporários, foi “Como Implementar um Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência e Atender o Cumprimento da Lei de Cotas”.

A palestrante convidada para falar sobre o assunto foi a especialista no segmento, Simone Costa. Ela, que atua como assistente institucional da célula de inclusão social (PCD) da Simetria, falou sobre os cuidados que as organizações devem ter no processo de contratação de pessoas com deficiência.

De acordo com a profissional, é importante que as empresas tenham em mente que estão recebendo uma pessoa que tem habilidades para desenvolver um bom trabalho, mas que é portadora de uma deficiência e que vai precisar de um ambiente adaptado para realizar bem as suas funções.

“Empresas com mais de cem funcionários têm que reservar um percentual de vagas para pessoas com deficiência. É lei! Mas, o que as organizações precisam entender é que, mais do que contratar, é preciso reter e desenvolver esse profissional. E isso só é possível se a empresa tiver a sensibilidade de criar condições para que o deficiente físico acesse e circule por suas dependências sem dificuldades”, orienta.

Muitos profissionais de RH estiveram no evento. Entre eles, a Analista de RH das Drogarias Pacheco, Tatiana Gonçalves. Segundo ela a palestra foi esclarecedora. “Nós já fazemos um trabalho com deficientes físicos e atuamos com essa sensibilização, que consideramos muito importante. Entendemos, como bem disse a Simone, que é importante reter esse profissional”.

A psicóloga e Analista de RH da Leader Magazine, Márcia Benites, também esteve no evento e afirmou que a empresa está com um olhar bastante focado nesses profissionais. “A Simone transmitiu bem o que é necessário para que as empresas tenham êxito, tanto na contratação, como na permanência dos profissionais com deficiência. Foi uma palestra rica em informações e soluções”.

“Temos consciência do desafio que é a inclusão, mas é importante desenvolvermos a consciência de que é necessário incluir. Afinal, todos nós temos alguma limitação. As pessoas com deficiência estão na sociedade e precisamos aprender a lidar com elas, assim como elas aprendem a lidar com cada um de nós”, concluiu Simone.

Para fechar o evento com chave de ouro, Simone Costa convidou a deficiente visual, Joyce Louback, que falou de sua experiência. "Tive o diagnóstico de que era deficiente visual (baixa visão) aos 21 anos, quando procurei auxílio no Instituto Benjamim Constant. Resolvi continuar a minha vida, estudar, buscar um emprego e consegui", conta Joyce, que hoje tem 28 anos, é analista de RH de uma grande empresa na área de petróleo e gás e está concluindo sua pós-graduação.


Outras questões foram levantadas, entre elas, a discriminação direta e velada e as adaptações tecnológicas. Também participaram do evento representantes da Equipo Máquinas, Fastel, MSC Technologies, Limpanno, Rapidão Cometa, Tegma Transportes e Mat S/A, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário