25 de ago. de 2011

2º RH Café Simetria é sucesso de público!



Nesta quinta-feira, 25/08, a Simetria Terceirizados e Temporários realizou, em parceria com o Grupo Cultural AfroReggae e o Projeto Grão, o 2º RH Café Simetria. Com o tema “Empregabilidade, o desafio do RH na busca de novos talentos”, o evento, que aconteceu na Universidade Estácio de Sá, campus Presidente Vargas, recebeu cerca de 200 pessoas e foi um sucesso!


Um delicioso “welcome coffe”, oferecido, uma parceria entre a Simetria e a Alufran, foi servido aos participantes. E, em seguida, a sócia-diretora da Simetria, Neusa Nascimento, deu as boas vindas aos presentes e os convidou para assistirem as palestras. 



“Estamos muito felizes com a presença de todos vocês. Esse evento foi feito com carinho, com a intenção de esclarecer dúvidas e conquistar parcerias para que esse trabalho, de contratação de mão de obra de egressos do sistema penitenciário, aconteça de forma mais efetiva”.


O primeiro a falar foi o responsável pelo Projeto Empregabilidade do Grupo Cultural AfroReggae, Norton Guimarães. Ele contou um pouco de sua experiência de vida como presidiário, como foi entrar no mercado de trabalho após receber a liberdade e do que tem desenvolvido no AfroReggae.


“Eu não posso começar minha palestra sem falar um pouco da minha própria história. Fui assaltante, usuário de drogas e fiquei preso por 32 anos. Ao sair da cadeia aos 49 anos, sem nenhuma qualificação, magro e sem dentes, me vi numa situação complicada. Bati em muitas portas e nenhuma delas se abriu, até conhecer o José Júnior, do AfroReggae. Ele me estendeu as mãos e aqui estou eu”, disse.

Norton apresentou sua equipe de trabalho, formada por egressos, falou da importância de acreditar que essas pessoas têm talentos e convidou as empresas participantes a investirem na contratação de ex-presidiários, gerando oportunidades e contribuindo com a sociedade.

“Perdi amigos no mundo do crime e hoje sei que há um caminho. Muitos ainda precisam de ajuda e é para isso que estamos aqui. Por isso, peço a cada empresa presente que seja nossa parceira. Quando se fala em cidadania, se fala em carteira assinada, direito de ir e vir, dinheiro no bolso para sustentar a família. Agradeço a Simetria pelo convite e pela parceria que estamos desenvolvendo juntos. Vamos capacitar e qualificar esses homens, para que eles sejam incluídos na sociedade”, disse.

Em seguida, a Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Thelma Fraga, falou sobre o Projeto Grão, do qual é coordenadora, e que tem como objetivo ressocializar ex-presidiários e os resultados que tem alcançado. Na ocasião, inclusive, ela apresentou três homens que ela condenou e que hoje ajuda nesse processo de reinserção social.

“Como juíza, percebi que eu condenava aqueles homens pelos seus delitos, mas não via o resultado efetivo dessas condenações na sociedade. Ou seja, eu condenava, mas a criminalidade não diminuía. E foi ai que decidi quebrar paradigmas e buscar, junto às comunidades, as respostas para entender o que leva um ser humano ao crime e como ajudar na solução desse problema”, contou.

De um ano de estudo surgiu o Projeto Grão e com ele a possibilidade da juíza estar frente a frente com alguns dos homens que condenou e mais do que isso, possibilitar a eles uma nova vida, ajudando na reinserção na sociedade e criando oportunidades de trabalho.  

“Acredito que inserir socialmente uma pessoa não é só oferecer um emprego, mas desenvolver um acompanhamento multidisciplinar dela. É mostrar que para se estar incluído, o importante é o ser e não o ter, e isso não é fácil quando a sociedade dita que o que é importante hoje é o contrário, é o ter e não o ser. E a provocação que quero fazer aqui hoje é essa, que façamos a diferença, que busquemos aprender, a cada dia, pois não sabemos tudo”, afirmou.

Fechando a programação o 2º RH Café, aconteceu o “Painel Cases - Como Trabalhar com Egressos no Ambiente Organizacional”, onde representantes de algumas empresas falaram sobre as experiências de sucesso de suas organizações com a contratação dessa mão de obra. 
 
Foram eles: A Gerente de Recursos Humanos da Cofix Construções e Empreendimentos, Sandra Catalani, o Coordenador Administrativo do Restaurante Vivenda do Camarão, Marcos Luis Hols e a advogada e Sócia do Escritório Basílio & Schirmer Advogados Associados, Alessandra Schirmer.

Durante o evento, o Projeto OPA!, um grupo formado por artistas, fez uma apresentação e emocionou os presentes. E, para encerrar o evento, aconteceu um sorteio de brindes, oferecidos por algumas empresas, como BIC, PrimaVida, Mercatto, Nasajon Sistemas e Simetria , promovendo momentos de descontração. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário