A ideia surgiu a sete anos devido à dificuldade de alfabetização dos alunos portadores de deficiência mental da professora Rose Couto, hoje diretora do projeto. Percebendo essa dificuldade, Rose resolveu ensinar seus alunos da maneira mais prática e fácil. Colocando a mão na massa, eles começaram a fazer biscoitos, artesanato, pano de prato, estamparia, decupagem, reciclagem de embalagens e encomendas para festas. Assim, aprendiam as palavras de cada ingrediente e memorizavam as receitas. Também trabalham na venda e lidam com troco.
Hoje a oficina comporta 19 alunos a partir dos 15 anos. Para ajudar nas despesas, eles pagam uma pequena mensalidade de R$10,00. O dinheiro dos produtos é revertido para os mesmos.
Rose conta que o projeto não somente ajuda na inclusão ao mercado de trabalho, mas também na vida social deles. "As famílias estão mais unidas, quando fazemos festas todos ajudam. Eles namoram, passeiam, e vão ao cinema".
A oficina não possui patrocínio, eles fazem bingos e rifas para arrecadarem dinheiro. A oficina fica na Rua Professor Carlos Chagas, 330 fundos - Marechal Hermes. Funciona das 08h30min às 16h30min diariamente. Tel: 3066-3739/9934-2614.
Nenhum comentário:
Postar um comentário